O Guia para Saber Mais Sobre o Mundo das Artes Marciais Mistas

mmira
11/06/2019
Icone Cinzento Comentario
0

As artes marciais mistas, conhecidas pela sigla em inglês MMA, estão a ganhar cada vez mais expressão no mundo do desporto português. Ao mesmo tempo, cada vez mais lutadores portugueses estão a firmar a sua posição nos escalões mundiais da modalidade.

Mas, afinal, o que são, concretamente, as artes marciais mistas? Siga o nosso guia para ficar a par.

A história e as características da modalidade de MMA

As artes marciais mistas são o desporto de combate que, nos últimos anos, tem registado o maior crescimento a nível global. A modalidade inclui diferentes estilos e golpes de luta, quer em pé, quer no chão. Dito de forma simples, o MMA é uma junção de artes marciais e luta livre.

Lutadores MMA

É verificado o uso de técnicas oriundas de diversos desportos, nomeadamente o karaté, o boxe, o judo, o muay-thai e o jiu jitsu. A história da evolução do MMA começa no Brasil, a partir de um desporto de combate designado como vale tudo.

No vale tudo, são usadas imensas técnicas das artes marciais, ao passo que o conjunto de regras para os duelos é muito reduzido. O único objetivo que deve ser assegurado é a preservação da integridade física de cada lutador.

Em 1993, surge o UFC (Ultimate Fighting Championship), conhecido por alguns nos países de língua portuguesa como Campeonato de Luta de Elite. Na altura, um comentador televisivo usou o termo “artes marciais mistas” para descrever o primeiro evento do campeonato.

Na verdade, a UFC decidiu misturar diferentes estilos de luta, numa tentativa de combater o crescente desinteresse das audiências, verificado então, pelos eventos de wrestling, sem emoção e demasiadamente programados. A componente de artes marciais foi assim introduzida nas lutas americanas.

O termo “artes marciais mistas” foi-se espalhando pelos Estados Unidos e começou a ser amplamente usado pelos fãs. Dado isso, alguns membros da estrutura da UFC sugeriram a sua utilização nos eventos do campeonato.

Em agosto de 1996, no Mississippi, ocorreu o primeiro combate oficialmente designado como MMA. Foi implementado um novo conjunto de normas, amplamente inspirado nas regras do kickboxing.

A organização que supervisiona o Ultimate Fighting Championship continua a ser a maior e mais relevante empresa promotora do MMA, tendo sob a sua alçada os mais icónicos lutadores do mundo. A cada ano, a UFC organiza aproximadamente quatro dezenas de eventos, não só nos Estados Unidos, mas ao redor do globo.

Organizações reguladoras

A nível internacional, o MMA é regulado pela IMMAF, sigla em inglês para Federação Internacional das Artes Marciais Mistas. O organismo é sediado na capital sueca de Estocolmo.

Em Portugal, compete à Comissão Atlética Portuguesa de MMA regular, organizar e promover a prática da modalidade.

Comentários - 0

Deixar um Comentario