O Guia do Campeonato Europeu de Futebol de 2021: Saiba Todos os Pontos Mais Importantes

mmira
01/04/2020
Icone Cinzento Comentario
0

O Campeonato Europeu de Futebol de 2021, organizado pela UEFA, vai ter o seu jogo inaugural no dia 12 de junho, no Estádio Olímpico, em Roma. A final será disputada no lendário Estádio de Wembley, em Londres, a 12 de julho.

Pela primeira vez na história do Europeu da UEFA, a competição não vai ser recebida por uma nação específica. As partidas vão ser realizadas por toda a Europa, em 12 cidades anfitriãs. Isso significa que nenhum país tem acesso a um apuramento automático.

Os duelos vão ser disputados, por ordem alfabética, nas cidades de Amsterdão, Baku, Bilbau, Bucareste, Budapeste, Copenhaga, Dublin, Glasgow, Londres, Munique, Roma e São Petersburgo.

No UEFA Euro 2016, foram pela primeira vez apuradas 24 equipas nacionais para a fase de grupos. O sucesso dessa decisão levou a UEFA a repeti-la no Campeonato de 2021.

Ainda assim, a forma de as seleções garantirem acesso ao Euro foi alterada. Vinte nações são apuradas através da qualificação europeia, em que as duas equipas mais bem classificadas de cada um dos dez grupos passa para a fase final.

A recentemente instaurada Liga das Nações serve para determinar as quatro seleções restantes, numa etapa de qualificação que muitos chamam de “play-off decisivo”.

O formato do UEFA Euro 2021 será igual ao estabelecido no último Campeonato Europeu, em 2016. Sendo assim, as duas equipas nacionais com as melhores classificações em cada um dos seis conjuntos progridem para a fase dos oitavos de final.

Para preencher os quatro lugares que sobram, avançam também as quatro seleções mais bem classificadas que ficaram em terceiro lugar no seu grupo.

Aleksander Čeferin, o presidente da UEFA (a União das Associações Europeias de Futebol) falou sobre a decisão de levar os jogos do campeonato a tantos países diferentes e de criar um “Euro para a Europa”.

Segundo o presidente, o objetivo foi poder construir, em tempos de tanta divisão social, política e racial, uma verdadeira ponte entre as nações europeias e os seus adeptos. O futebol tem o poder necessário para agir como essa ponte.

A UEFA também quis levar a modalidade cada vez mais perto do maior número possível de fãs espalhados pelo continente. Afinal, os adeptos são a essência do futebol.

A figura que serve de mascote ao Euro 2021 chama-se Skillzy. A UEFA descreve-o como uma personagem divertida, de personalidade vibrante, inspirada na cultura do futebol de rua e do freestyling.

Marque no calendário: o apito para o começo do Campeonato Europeu de Futebol de 2021 dá-se na sexta-feira, 12 de junho.

Comentários - 0

Deixar um Comentario