O Guia para Saber Mais Sobre a Liga Portuguesa de Basquetebol

mmira
09/02/2020
Icone Cinzento Comentario
0

A perceção das massas em relação ao basquetebol está profundamente enraizada na história da NBA, a maior liga da modalidade nos Estados Unidos e no Mundo.

Foi na América do Norte que o basquetebol federado nasceu. E continua a ser lá que o desporto atrai mais adeptos, atletas, dinheiro e cobertura da comunicação social. Mas na Europa, também há várias ligas muito influentes.

Entre a América e a Europa, existem diferenças na prática da modalidade de basquetebol. Elas verificam-se não só ao nível das regras e das normas, mas também ao nível dos estilos de jogo.

Na generalidade dos casos, o basquetebol americano é muito mais físico e individualista. No fundo, muito mais virado para o espetáculo. Até por que é o fator entretenimento que faz movimentar mais fãs e mais dinheiro.

Já na Europa, a prática do desporto é bem mais técnica, pensada, complexa e coletivista. Uma boa maneira de resumir o basquetebol europeu é a seguinte: a capacidade física é extremamente importante, mas é a capacidade estratégica que faz vencer os jogos.

Dentro da esfera da modalidade na Europa, falemos especificamente do panorama português. Infelizmente, em Portugal, o basquetebol tem vindo a perder entusiastas e praticantes.

O desporto chegou a ser o segundo mais expressivo no país, atrás, é claro, do indestronável futebol. Acabou, no entanto, por ceder grande parte da sua influência ao andebol e ao voleibol.

Mas isso não é razão para desanimar. Nos últimos anos, a aposta no basquetebol português tem passado por um reflorescimento.

E um dos objetivos principais é que mais audiências possam voltar a assistir aos confrontos em casa, quer através do canal online criado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, quer por meio das transmissões na RTP2. Ambas as soluções foram recentemente implementadas.

O escalão máximo em Portugal é a Liga Portuguesa de Basquetebol. Os grandes clubes incluem o UD Oliveirense, o FC Porto e o SL Benfica. Outros clubes com uma sólida secção basquetebolística incluem os históricos Ovarense e Vitória SC.

Para completar a lista das equipas que têm dado cartas no basquetebol português ao longo dos anos temos, por ordem alfabética, o CAB Madeira, o Esgueira, o Galitos, o Illiabum, o Imortal, o SC Lusitânia e o Terceira Basket.

É interessante verificar a forte cultura de basquetebol vivida no distrito de Aveiro. Dos 12 clubes mencionados, cinco são da região: o UD Oliveirense, de Oliveira de Azeméis; o Ovarense, de Ovar; o Esgueira, da freguesia com o mesmo nome; o Illiabum, de Ílhavo; e o Galitos, de Aveiro.

Abra a sua mentalidade desportiva. Através da televisão ou da assistência aos jogos do seu plantel local, contribua para a merecida evolução do basquetebol em terras lusas.

Comentários - 0

Deixar um Comentario
🔥 Melhor Casa de Apostas
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
5.0 por Odds Desportivas
Bónus
50% até 50
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
Icone Amarelo Estrela Cheia
5.0 por Odds Desportivas
Apostar Agora
Icone Branco Seta Triangular Direita