Conheça o Jovem Português que Está a Brilhar no Basquetebol Universitário Americano

Neemias Queta é um jovem basquetebolista português de 19 anos que joga para os Utah State, uma equipa universitária da modalidade nos Estados Unidos. É natural do concelho do Barreiro, no distrito de Setúbal, e mede 2,11 metros. Sim, leu bem.

Assim como a esmagadora maioria dos basquetebolistas na América, o sonho de Neemias é atingir o mais alto escalão do basquetebol a nível mundial, o campeonato da NBA.

Não falta quem acredite que Neemias tem tudo para alcançar essa meta. Alguns dos apoiantes que expressaram abertamente essa convicção incluem António Paulo, o treinador que promoveu o jogador ao Barreirense; Miguel Minhava, ex-basquetebolista; e Paulo Silvestre, ex-responsável da equipa do Barreiro.

As estatísticas de Neemias Queta são surpreendentes, especialmente tendo em conta que se tornou apenas recentemente um membro dos Utah State. Parece que a adaptação foi imediata. Como seria de esperar, os fãs americanos estão extremamente impressionados e já começam a criar expectativas ambiciosas quanto ao futuro do jovem.

O seu ex-treinador, António Paulo, que o recebeu no Barreirense há menos de 2 anos, considera que a rapidez da evolução de Neemias é simplesmente inacreditável. Considera que o jogador reúne todas os critérios para chegar ao draft.

Foi apenas há alguns meses, em setembro de 2018, que Neemias Queta fez as malas e mudou-se para o estado do Utah com uma bolsa de estudos.

Agora, o tempo de Neemias é quase totalmente ocupado com as aulas, os treinos e os jogos. E tão rapidamente como a sua vida mudou em setembro passado, poderá, em breve, mudar novamente. O draft é um evento da NBA que se realiza todos os anos, no qual as equipas da liga podem recrutar novos elementos. E as decisões aproximam-se.

Os adeptos de equipas como os New York Knicks e os Cleveland Cavaliers têm participado em campanhas no Twitter para incentivar as equipas a escolher Neemias Queta.

Esta atitude é inesperada, particularmente levando em consideração que os fãs americanos costumam, quase exclusivamente, advogar pelo recrutamento de jogadores do país. A sua admiração por Neemias é apenas uma das provas do talento do jovem português.

2019 afigura-se um ano repleto de novas etapas e alegrias na carreira promissora de Neemias. Teremos de continuar a acompanhar para descobrir.