Conheça as Novidades dos Jogos de Apuramento para o Europeu de Andebol de 2020

A Federação Portuguesa de Andebol anunciou quais os convocados para os próximos duelos frente à Roménia e à Lituânia, enquadrados no apuramento para o Campeonato Europeu da modalidade, a realizar-se em 2020.

André Gomes, Belone Moreira, Diogo Silva e Gustavo Capdeville são alguns dos destaques da lista. André Gomes, Belone Moreira e Diogo Silva são laterais que jogam, respetivamente, pelo FC Porto, pelo Benfica e pelo Avanca. Já Gustavo Capdeville serve como guarda-redes no Madeira SAD.

Algumas das ausências mais notadas incluem nomes como Hugo Figueira, João Ferraz, Jorge Silva e Wilson Davyes.

A seleção nacional de andebol receberá a formação romena em território luso, mais precisamente em Santo Tirso, naquele que é o primeiro confronto do grupo 6 da fase de apuramento. Para defrontar a Lituânia, o plantel português irá prosseguir até à cidade de Klaipeda, junto à costa oeste do país.

As estatísticas dos duelos de andebol entre Portugal e a Roménia não são muito favoráveis para o grupo luso. Em 14 jogos, Portugal perdeu sete, empatou três e conquistou quatro vitórias.

No grupo 6 encontra-se ainda a temida e colossal seleção francesa, hexacampeã mundial, tricampeã europeia e bicampeã olímpica. A França venceu o Campeonato Mundial de Andebol em 1995, 2001, 2009, 2011, 2015 e 2017; e conquistou o Europeu em 2006, 2010, 2014.

Quanto aos Jogos Olímpicos, foi em território chinês e britânico que a formação arrecadou o ouro, respetivamente, nos eventos de Pequim 2008 e Londres 2010.

Olhando para estas estatísticas podemos verificar que, no século XXI, a seleção francesa de andebol colecionou dez importantíssimos títulos internacionais. Portugal terá de dar nada menos do que o seu melhor em campo quando se encontrar com os franceses.

O Campeonato Europeu de Andebol de 2020 será o primeiro a integrar 24 nações. Após serem disputados todos os jogos da fase de grupos, apenas os dois países mais bem classificados de cada um dos oito conjuntos avançará para as etapas finais.

Para além destes, terão presença marcada nas fases seguintes as quatro melhores equipas na terceira posição. No entanto, para averiguar quais as nações que receberão os quatro passes adicionais, serão considerados somente os resultados conseguidos frente às duas melhores equipas do grupo.